terça-feira, 7 de agosto de 2012

A Poesia de Aíla Sampaio

                   Dimas Macedo

      
                                                                
 A vida nunca se faz plena como se um passe de mágica estivesse por trás das aparências. A eternidade não depende do tempo, mas do desejo com que buscamos possuir a plenitude das coisas. Existir não é o mesmo que viver, assim como escrever é possuir o indizível da língua, e traduzir também o seu mistério, em face da sua transcendência.
De Olhos Entreabertos, os escritores costumam conversar com as estrelas, representar o brilho dos cristais e acolher em seu texto a solidão dos que vegetam enquanto o cosmos agoniza.
O ato da criação literária é o mais atomizado de todos os processos de representação da arte; é o mais denso e o mais sagrado de todos os prazeres do corpo, e é a forma mais sólida de representação do mundo perante os apelos da história.
A pós-modernidade compreende o oblívio de Deus substituído pela ilusão do Capital, como se a mercadoria fosse capaz de intuir o sentido supremo do sagrado; como se a estética do gosto fosse superior à estética da arte, como se o sagrado fosse capaz de sucumbir diante da sedução do efêmero.
As marcas e as grifes são apenas miçangas ou enfeites de uma civilização em ruína, esmagada pelo consumo e pela tentação do capital e das suas formas miseráveis de alienação e acumulação.
Assim sendo, urge que a arte, a arte mais sutil e prazerosa, a arte mais pura e a mais sofisticada assumam o seu lugar no discurso do caos, para que a linguagem poética e a sua liturgia possam reconquistar o espaço soberano do texto.
A representação da poesia nunca perdeu o seu lugar na história. Na era em que o homem mais decididamente mergulhou na guerra, em nome da ilusão do mito, Ulisses ressurgiu como o herói de todas as idades; e quando o céu e o inferno se fundiram na idade escura da magia, Dante segurou a mão de Virgílio e nos devolveram, por fim, a claridade, o sentido poético da alegoria e a escansão do verso refletido.
Os tempos de enfrentamento da linguagem agora são outros, mas a poesia está sutilmente em toda parte. Poetas existem no mundo de todas as maneiras, e poetas ruins é o que não falta em todos os quadrantes do globo.

O Ceará é uma terra povoada de muitos escritores e de Academias que não valem o preço com que foram feitos os seus estatutos, mas é também uma terra de veras escritoras, da estirpe de Ana Miranda, Marly Vasconcelos, Natércia Campos, Inez Figueredo, Giselda Medeiros e Tércia Montenegro.

A essa elite de escritoras de talento pertence o nome de Aíla Sampaio, que conheci ainda por ocasião da sua estreia, e cuja evolução venho acompanhando com respeito e curiosidade, porque profícua a sua produção, porque profundos os seus conhecimentos, porque sincero e visceral o seu compromisso com a palavra ritmada e com a palavra fundadora do belo.

Depois de chamar a atenção do público, com a sua tese de mestrado sobre os mistérios de Lygia, e de esquadrinhar as vozes da sua escritura sutil e polifônica, Aíla entrega-se agora à sedução da poesia, abrindo o seu baú de desejos e expondo totalmente aos ventos a vertigem fatal da sua poética fulgurante.
E, por entre curvas e desvios, Aíla Sampaio vai construindo a sua arte, tecendo as suas teias, e mergulhando na sua solidão compartilhada, entretendo os seus leitores com a força aliciante da palavra e da sua beleza metafórica.
A poesia de Aíla, nesse seu livro, de título sugestivo, faz-se a um só tempo verbo e escansão, solidão e reticência, e purgação da morte em face da libido do tempo.
O amor, a comunhão a dois e a busca incessante de Eros, para aplacar os desafios da vida e os sentidos cambiantes do corpo, se entrelaçam, nesse livro novo de Aíla, como se fossem os seus esteios de maior destaque.

Eis, portanto, De Olhos Entreabertos (Fortaleza, Editora Sponti, 2012), um livro cuja linguagem nos seduz, um livro que dignifica a sua autora e que não desmerece a ensaísta. E que faz da sintaxe do desejo (e também do verso refletido) o espaço poético da arte literária.

5 comentários:

  1. Maravilha, Dimas, você fala de poesia como quem escreve um poema. Obrigada pelas palavras generosas. Abraços, Aíla

    ResponderExcluir
  2. Percebe-se que o nosso poeta de Lavras ficou sensibilizado e encantado com a leitura do livro "De Olhos Entreabertos" de Aíla Sampaio. Numa espécie de bela prosa poética, ele elabora uma beleza de texto, refletindo sobre a vida, em profundidade, quando pondera sobre a eternidade, o tempo, e o que é sagrado. Fala sobre a criação literária, com conhecimento de causa, e nos dá, assim, uma aula de literatura. Por fim, insere a nossa poetisa Aíla no rol das grandes escritoras cearenses:Ana Miranda, Marly Vasconcelos, Natércia Campos, Inez figueredo,Técia Montenegro e Gilselda Medeiros, a nossa Princesa das Letras. Resta-me parabenizar o Poeta Dimas Macedo por esse belo escrito, bem como à poetisa Aíla por essa sua notável obra poética.

    J. Udine.

    ResponderExcluir
  3. Dimas, você sabe reconhecer os escritores e escritoras que têm valor. Além disso é generoso o bastante para divulgá-los. Aíla Sampaio é poetisa, contista e ensaísta e sabe tratar a palavra com engenho e arte.
    Lourdinha Leite Barbosa

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bom! Reconhecer os talentos cearenses é uma virtude que poucos sabem fazer!!
    Christina Herbster

    ResponderExcluir
  5. Meus queridos João Uldine, Lourdinha e Chris Herbster, gratíssimo pelo que escreveram sobre a Aíla e o meu texto. Forte abraço.

    ResponderExcluir