quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Fernando Ximenes: Palavras e Admirações


                 Dimas Macedo



              Honrou-me o convite que me fez Fernando Ximenes para escrever as orelhas do seu livro – Palavras e Admirações (Fortaleza, Editora UFC, 2013) –, especialmente porque me sinto feliz em partilhar com ele a paixão pela Ética e a Dignidade e pela busca incessante da Justiça.

              Um projeto de utopia nos irmana: a busca da realização profissional pelos valores da legitimidade, o sonho de concretização do Direito, a paixão intransigente pela palavra ritmada e pela palavra fundadora do belo, a defesa da Constituição e de seus postulados, e a determinação com que nos aferramos à magia dos livros e ao conhecimento sistematizado. 

              Fernando Ximenes pertence à grei dos melhores homens públicos do Ceará; pertence ao grupo dos que lutaram pela construção da nossa modernidade, como defensor e arauto da Constituinte em nosso Estado, no final da década de 1980; como Procurador Geral do Estado, Secretário de Justiça e Secretário de Governo, no início da década de 1990; como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado e seu Presidente; como Professor da Faculdade de Direito da UFC e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral.

              Mas o que brilha e o que excele na sua trajetória é o valor maior da sua integridade; o que se destaca na personalidade de Fernando e que o faz tributário da admiração de todos é o traço com que o Jurista e Professor de Direito fez-se respeitado no Ceará e no Brasil, mercê da dedicação e da perícia que o elevaram à condição de Mestre em Direito e constitucionalista respeitado.

              Lembro a todos os leitores desse livro que o Desembargador Fernando Ximenes, desde muito cedo, aferrou-se ao Direito Constitucional e à Teoria do Estado com a paixão dos pouquíssimos que se querem distinguir entre nós pelo estudo e pela dedicação permanente à causa dos Direitos Fundamentais e Humanos.

              O Constitucionalista e o cultor atencioso da Filosofia, o hermeneuta cuidadoso para com o trato do universo jurídico e o amante sensível da poesia e da escansão musical são atributos que fazem de Fernando Ximenes um dos nossos melhores estetas, porque a sua condição de amante da língua e da pureza das formas é tudo o que reluz na sua produção.

             A minha impressão é de que não se faz necessária a explicitação da temática que o autor aborda nesse livro, bastando aqui afirmar que esse conjunto de escritos é um espelho da sua trajetória no campo da Administração da Justiça e da recepção dos tributos que lhe foram prestados.

             Permitam-me, tão-somente, que aqui eu ponha em discussão o homem e o poeta soberbo da elegância e da integridade, que sabe louvar os que o leem distinguindo a sua correção, defendendo os valores da Justiça e ensinando a Arte do Direito.

             De último, registro ser o professor Fernando Ximenes sócio titular do Instituto dos Advogados Brasileiros, do Instituto do Ceará, da Academia Cearense de Retórica e da Academia de Ciências Sociais do Ceará.  Mas tudo isso, acredito, seria muito pouco, pois aquilo que fica é o conteúdo maduro desse livro, e as lições que, de suas páginas, podemos extrair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário