sábado, 31 de maio de 2014

Virgínia Woolf - Um Teto Todo Seu

               Dimas Macedo



                Baseado em palestras proferidas pela autora, em 1928, o livro – Um Teto Todo Seu (São Paulo, Editora Tordesilhas, 2014), de Virgínia Woolf, compreende uma reflexão acerca das condições sociais da mulher e suas influências na produção literária feminina.

               Esse livro coloca em discussão o lugar que a mulher ocupa na sociedade e as suas dificuldades para expressar livremente o seu pensamento. Woolf defende que essas condições sejam transformadas, que a escrita feminina possa fluir sem sujeição e que a sua produção literária seja levada em consideração.

               Imaginando qual seria a trajetória da irmã de Shakespeare – caso o famoso escritor tivesse uma irmã e ela fosse tão talentosa quanto ele –, Woolf descortina para o leitor um cenário no qual as mulheres quase não dispunham de recursos financeiros e possuíam pouco prestígio social e intelectual.

               Afirma a autora que o papel reconhecido a cada um dos sexos pode interferir no desenvolvimento de suas habilidades; e mostra como, na época, o reconhecimento da competência de uma pessoa dependia de seu sexo, uma vez que a sociedade reservava aos homens e às mulheres papéis e atribuições bastante diferentes.

              Na sua época, a maioria das mulheres ainda não dispunha da liberdade e privacidade necessárias para ter um lugar próprio para refletir e elaborar a sua criação. Daí, a conclusão da escritora de que “uma mulher precisa ter dinheiro e um teto todo seu se quiser escrever ficção”.

              Com a linguagem original e a fluidez de pensamentos que lhe são próprias, Woolf denuncia uma duplicidade de padrões vigentes na sociedade, segundo a qual os homens eram estimulados a aprimorar suas habilidades criativas, enquanto às mulheres era reservado um papel de sujeição.

                Essa edição da Editora Tordesilhas, além do ensaio rigorosamente traduzido de Um Teto Todo Seu, traz uma seleção de trechos dos diários de Virginia, uma cronologia da vida e da obra da autora e um posfácio escrito pela crítica literária, romancista e colaboradora da Folha de São Paulo, Noemi Jaffe.

2 comentários:

  1. Excelente resenha sobre o livro, professor! Realmente o tema sobre a situação feminina na sociedade é de extrema relevância. É muito importante abordar a questão do lugar da mulher na sociedade, que tão erroneamente tem sido colocado como simples lugar de sujeição; tal descriminação influi diretamente no ambiente social e de trabalho e deve ser combatida. Acredito que, não só antigamente como nos dias atuais, algumas pessoas ainda possuem a mentalidade de que homens e mulheres possuem papéis e funções distintas na sociedade, o que está evidentemente equivocado, tendo em vista que as mulheres já se mostraram completamente capazes de enfrentar todos os obstáculos, inclusive do mercado de trabalho. A mulher consegue transmitir a importante e dura tarefa de mudar hábitos com a clareza e a delicadeza necessária para despertar o envolvimento de cada indivíduo e a importância da mudança de cada um. Além disso, o avanço feminino frente à política e à economia ainda mostra a força da mulher em perceber e apontar os problemas tendo sempre boas formas de resolvê-los, assim como os indivíduos do sexo masculino, o que evidencia o erro de descriminar e diminuir o sexo feminino privando-o a apenas poucas tarefas. De fato, o livro "Um Teto Todo Seu" parece ser muito interessante e procurarei lê-lo quando dispor de mais tempo livre! :)

    Rebeca Fontenele Coêlho, aluna do terceiro semestre diurno de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

    ResponderExcluir
  2. Rebeca Fontenele, gratíssimo pelo seu belo e atencioso comentário.

    ResponderExcluir