segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O Poeta do Salgado



                  Rosa Firmo


                 

                         A perfeição é atingida não quando há nada a acrescentar;
                                    mas quando não há mais  nada a tirar”(Saint–Exupéry).

            Descerro as cortinas do vasto celeiro literário cearense com muita delicadeza, na tentativa de discorrer sobre o poeta, escritor, crítico literário e jurista, Dimas Macedo.
            Para escalar essa jornada, com a permissão das deusas que habitam em mim, aspergirei com ramos de rosas do mato as colinas de Lavras da Mangabeira e assim impregnarei de aromas o rio de sua infância, o Salgado; para assim emergir o poeta de lirismo inquieto, povoado por musas, personagens, lugares e tempo. Nesse desafio tentarei discorrer resumidamente alguns detalhes sobre o autor e sua obra.
            Nasceu Dimas Macedo na cidade de Lavras da Mangabeira, Ceará, Brasil, 14 de setembro de 1956, às margens do Salgado, rio que ele canta com derramamento, sentimentos, telurismo e com seu imensurável amor à sua Pátria Amada. Podemos conferir no seu poema Lavras:
            Longe daqui do tumulto, / lá no meio das coisas, / prostrada para o universo, / posto que existe, / Lavras é a cidade mais bela do mundo, pois em cada rua / nasce uma saudade / que termina em meu corpo.
            Dimas Macedo é um ser humano de personalidade multifacetada e de extensa obra. Por isso, falar sobre ele é para mim um exercício de ousadia, pois sua dimensão intelectual vai afora do mundo real. Sua produção é pontuada pelo rigor estético. O seu humanismo explora o enigma do ser humano...
            Sua densa formação literária deve-se, sobretudo, às suas vastas leituras. Conheci o Dimas Macedo nas livrarias do centro da cidade de Fortaleza, especificamente na livraria Livro Técnico. Ele sempre à procura de adquirir livros, na sua inquietude pelo saber. Afirma que leu muito Dostoievski, Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Graciliano Ramos e outros.
            Pode-se afirmar que ele é homem de múltiplos talentos; serve ao mesmo tempo à arte literária e ao exercício de professor e jurista. Demonstra, em primeira mão, seu amor pela poesia, daí preferir ser chamado de poeta, a despeito de jurista. Pode-se conferir, através de seus primorosos livros de poemas, a sua forma especial de lidar com as palavras, seu pensamento reflexivo e filosófico.  Vejamos em: “Estrofes”:
            Talvez tenha dito o Eclesiastes / que nada existe sobre o Sol, / mas pouco disse da Lua e quase não falou / do sonho que reside m cada um de nós. / A tarde preguiçosa também se levanta e dengosa é a canção do vento que remove / o lixo da história e a torre de Babel. / O sal do tempo se renova e passa, / assim as escrituras todas passaram, / deixando sobre a terra a crença na expressão / e sob os raios do sol a arte da palavra.
            Poemas e textos de sua autoria foram vertidos para o inglês e o espanhol e publicados em Portugal, Espanha e Inglaterra, Argentina, Estados Unidos, tendo igualmente trabalhos de sua autoria divulgados nos principais jornais e revistas do Ceará e do Brasil.
            Como artesão da arte literária, Dimas Macedo conta com uma extensa obra. Tem diversos livros de poemas publicados, a saber: A Distância de Todas as Coisas (Fortaleza: Secult, 1980; 2a ed.: Fortaleza: Livraria Gabriel, 1987; 3a ed.: Fortaleza: Imprensa Universitária, 2001, 80 p); Lavoura Úmida (Fortaleza: Editora Oficina, 1990; 2a ed.: Salvador: Editorial Seges, 1996; 3ª ed.: Fortaleza: Edições Poetaria, 2010, 80 p.); Estrela de Pedra (Brasília: Editora Códice, 1994; 2ª ed.: Teresina: Oficina da Palavra, 2005, 72 p.); Liturgia do Caos (Brasília: Editora Códice, 1996, 48 p.); Vozes do Silêncio (Fortaleza: Imprensa Universitária, 2003, 92 p.); Sintaxe do Desejo (Fortaleza: Edições Poetaria, 2006, 132 p.); O Rumor e a Concha (Fortaleza: Edições Poetaria, 2009, 94 p.); {Guadalupe} (Fortaleza: Edições Poetaria, 2012, 60 p.).  Sua vasta obra ainda inclui: seis livros de Crítica, cinco de ensaios, cinco de pesquisas, sete na área do direito, oito opúsculos, dois de Separata, dois de parceria, três livros organizados, cinco livros organizados de outros escritores, seis na área da Discografia, treze Audiovisuais.
            É membro da Academia Cearense de Letras. Integra o Conselho Editorial de vários jornais e revistas culturais, a saber: revistas Espiral e Literapia (Fortaleza); revista Literatura (Brasília); revista Morcego Cego (Santa Catarina), entre outras. Compõe também o Conselho Editorial das Edições UFC, o conselho de publicações da Editora Códice, o Conselho Editorial das Edições Livro-Técnico e o Conselho Editorial do Museu – Arquivo da Poesia Manuscrita. 
            Assim, consolidando sua carreira de exímio artista, Dimas é um poeta veterano com larga experiência na crítica literária e nos fenômenos interiores da poética. É um dos bardos que figura na seara literária cearense, na fileira de outros nomes, como Virgílio Maia, Giselda Medeiros, Roberto Pontes, Floriano Martins, Adriano Espínola.          Dimas incursiona no campo da poesia com sucesso e maestria, bem como nos domínios da prosa, com crítica literária, biografias, pesquisas, ensaios e outros.
            Na Academia Cearense de Letras, Dimas é considerado o benjamim, uma vez que, ao ser eleito para a Academia, contava apenas trinta e dois anos de idade, e continua sendo, nos dias atuais, o mais jovem entre seus confrades. Em entrevista a Barros Pinho, ele afirmou que foi eleito para a mesma pelo seu valor literário, mas por força maior do amigo Claudio Martins.
             Nas sendas dessa gloriosa militância no campo das letras, em nosso meio, com uma intensa atividade literária artístico-cultural, Dimas Macedo fundou a Academia Lavrense de Letras – ALL, da qual é presidente; para assim privilegiar sua terra natal, celeiro de grandes intelectuais, escritores, poetas populares, artistas e poetas de grande porte como Filgueiras Lima, Linhares Filho, Batista de Lima, entre outros.
           Na sua jornada literária, realizou, nos últimos meses deste ano, um trabalho inaugural, o projeto, “Literatura nas escolas”, percorrendo diversas escolas do município de Lavras da Mangabeira com palestras e entrevistas. Considero dignificante esse trabalho, porquanto o escritor vai onde os leitores estão; vai até as escolas. Nossa sociedade cearense precisa de elegância.
            Da obra de Dimas Macedo, o que mais me encanta e que considero uma oração é o texto “Confissão de Fé e Transcendência” (Crítica Dispersa, página 159-2003). Dimas como gênio e sábio deve ser coroado pelos louros colhidos nos arvoredos lavrenses.
                                                                                                                                        Fortaleza, 19 de outubro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário